Sindicato busca apoio na CLDF contra o Pelo 2/2019

Sindicato busca apoio na CLDF contra o Pelo 2/2019 Destaque

Sindicato busca apoio na CLDF contra o Pelo 2/2019



O Sindicato se reuniu nesta quarta-feira (27), na Câmara Legislativa do DF, com o deputado distrital Fábio Félix (PSOL/DF), em busca de apoio contra a Pelo 2/2019 - que enfraquece o BRB -, e na defesa do caráter público do banco. O projeto é de autoria do também distrital Robério Negreiros.

Os dirigentes sindicais destacaram a importância do BRB para Brasília. “Se houver vontade política e compromisso com a instituição, o banco pode prestar importantes serviços sociais e ser o fomentador da economia local, contribuindo com a geração de empregos”, ressaltou a diretora do Sindicato e bancária do BRB, Samantha Sousa.

Fábio Félix disse que é contrário à proposta de emenda que objetiva retirar contas do BRB, por entender que isso não dialoga com a defesa das instituições públicas. Para ele, o Banco de Brasília deve ser fortalecido e propostas relativas ao banco têm de ser para sua melhoria e perenidade.

Já o diretor do Sindicato e bancário do BRB, Ronaldo Lustosa, solicitou o apoio do deputado em defesa do banco na CLDF, e informou que “o Sindicato e todo o conjunto de servidores das estatais do DF estarão unidos em defesa de seus empregos e das empresas públicas”.

Fórum em Defesa das Estatais do DF

Após o encontro com o deputado Fábio Félix, os dirigentes sindicais se reuniram com outros sindicatos - Sindágua, da Caesb, e STIU, da CEB -, para tratar sobre o Fórum em Defesa das Estatais do DF, que tem uma longa jornada em defesa dos servidores e das empresas. Foram traçadas estratégias para atuação, resistência e defesa dos servidores públicos diante de movimentos políticos do governo federal e do GDF que objetivam privatizações.

Para Daniel de Oliveira, diretor do Sindicato e bancário do BRB, a adesão do GDF ao programa de ajuste fiscal pode ser o primeiro e largo passo dado pelo governo local em direção às privatizações. “Todos devemos estar unidos para fazer frente contra a venda das empresas de Brasília”, observou.

Secretário-geral do Sindicato e funcionário do BRB, Cristiano Severo disse que o fórum irá fazer uma carta compromisso com conteúdo contra as privatizações, em defesa dos servidores públicos e das empresas públicas, a ser entregue e assinada pelos parlamentares.

“Considerando que vários deputados são oriundos do serviço público, devemos cobrar o compromisso dos mesmos com a defesa dos servidores e das estatais do DF”, argumenta Cristiano.

Da Redação