Mais 11 papais são certificados pelo curso de Paternidade Responsável do Sindicato

Mais 11 papais são certificados pelo curso de Paternidade Responsável do Sindicato Destaque

Mais 11 papais são certificados pelo curso de Paternidade  Responsável do Sindicato

O Sindicato certificou, na manhã desta quarta-feira (6) mais 11 papais bancários no curso de Paternidade Responsável, oferecido gratuitamente pela entidade aos sindicalizados. A certificação garante a ampliação da licença paternidade de 5 para 20 dias.

Durante o encontro, coordenado pela secretária de Formação Sindical do Sindicato, Teresa Cristina, os pais puderam trocar experiências sobre um momento tão importante e único na vida. A maioria dos pais da turma certificada vive a experiência da paternidade pela primeira vez.

“Nós, bancários, somos um dos poucos trabalhadores brasileiros a usufruir desse direito ampliado. Esta importante conquista deve ser usada para aproximar os pais dos filhos, facilitando a atuação do pai como agente ativo não apenas nos primeiros dias de vida das crianças, mas por toda a vida”, destaca Teresa.

O direito está previsto na Lei 13.257/16, sancionada pelo governo Dilma Rousseff em março de 2016, e faz parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários. Uma antiga luta do Sindicato, a ampliação da licença foi reivindicada logo no mês seguinte à sanção da lei.

Regras

Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.


Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção (inclusive por casais homoafetivos) de crianças de até 12 anos de idade incompletos.

O curso
Apesar de os sindicalizados serem isentos da taxa de inscrição, o curso tem custo de R$ 180 para os não associados, e é realizado em duas partes: a primeira online (auto-instrucional) e a segunda consiste numa palestra presencial na sede do Sindicato (EQS 314/315 – Bloco A) com a participação de um(a) enfermeiro(a), especializado no assunto, além de intervenções e saudações do diretor-presidente do Sindicato, Eduardo Araújo, e da secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina.

Clique aqui e faça sua inscrição.

Da Redação