PLANO 1: Uso do BET para amortizar empréstimo e financiamento imobiliário é proposta da Chapa 2 na Previ

PLANO 1: Uso do BET para amortizar empréstimo e financiamento imobiliário é proposta da Chapa 2 na Previ Destaque

PLANO 1: Uso do BET para amortizar empréstimo e financiamento imobiliário é proposta da Chapa 2 na Previ



Medida propicia aos associados ainda na ativa melhoria do perfil de suas dívidas com saldo do Benefício Especial Temporário (BET) depositado na sua conta individual

Entre as propostas apresentadas pela Chapa 2 – Previ Para os Associados no processo eleitoral em curso no fundo de pensão consta a liberação do saldo do Benefícios Especial Temporário (BET) depositado em conta individual do participante em atividade no banco, para amortização de empréstimo simples e de financiamento imobiliário. A ideia é oferecer aos associados do Plano 1 a possibilidade de minorar o peso de dívidas de longo prazo nos seus orçamentos.

O BET foi um adicional pago mensalmente entre 2010 e 2014. Sua instituição atendeu à decisão da Previ de distribuir os superávits do Plano 1 entre os participantes da ativa e aposentados.

Naquele período, os aposentados receberam o BET mensalmente, na conta, como acréscimo aos benefícios. Já os associados em atividade no banco receberam o benefício temporário em contas individuais, compondo o saldo individual do BET (siBET). Esse saldo, caso não seja utilizado em situação especial, como a que está propondo a Chapa 2, irá se refletir no valor do benefício, quando da aposentadoria.

Para o Plano 1, a Chapa 2 tem ainda as seguintes propostas:

- Implantar teto de benefícios já aprovado pelo Conselho Deliberativo.

- Desinvestir em renda variável quando houver condições favoráveis de mercado.

- Investir em empresas pagadoras de dividendos, com bom padrão de governança e responsabilidade socioambiental.

- Cobrar do banco a integralização das reservas dos benefícios decorrentes de demandas judiciais.

Eleições de 18 a 30 de abril

A eleições na Previ acontecem entre os dias 18 e 30 de abril.

Serão eleitos por voto direto os diretores de Administração e de Planejamento, assim como parte dos integrantes dos conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo do Plano 1 e do plano Previ Futuro.

A Chapa 2 conta com a diretora de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Mariano Coelho, como candidata à suplência do Conselho Consultivo do Previ Futuro.

Quem vota

Votam os participantes e assistidos maiores de 18 anos e que tenham sido inscritos nos planos de benefícios da Previ até 31 de janeiro de 2018.

Como votar

O voto dos participantes, funcionários e estatutários do BB será pelos terminais SISBB.


Evando Peixoto
Colaboração para o Seeb Brasília