Todos de branco na quarta-feira (20) em defesa do Saúde Caixa

Todos de branco na quarta-feira (20) em defesa do Saúde Caixa Destaque

Todos de branco na quarta-feira (20) em defesa do Saúde Caixa

“Saúde Caixa: eu defendo”. Mobilizados por essa campanha é que os usuários do plano de saúde da Caixa de todo o Brasil estão convocados a vestirem branco num grande ato marcado para a próxima quarta-feira (20). Em Brasília, o Sindicato promove um protesto em frente ao Matriz II, a partir das 13h.

A campanha Saúde Caixa: eu defendo é uma iniciativa promovida em conjunto por Contraf-CUT, Fenae, Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac, Social Caixa e Anacef contra as novas medidas propostas pelo governo para redução de despesas com os planos de saúde dos empregados das empresas estatais. Com isso, o Saúde Caixa acaba se tornando mais caro e excludente.

As resoluções governamentais e a recente alteração no Estatuto da Caixa propõem um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação da Caixa nas despesas com assistência à saúde dos empregados. As novas regras também permitem prazos de carência, limitam a adesão de dependentes, excluem os aposentados, entre outros retrocessos.

“A defesa do Saúde Caixa é urgente e necessária. O sucateamento dessa conquista dos empregados da Caixa precisa ser combatido. Por isso, é fundamental todos estarem juntos de branco nesse dia demonstrando nossa união e mobilização”, convoca a diretora do Sindicato Rafaella Gomes.

Entre as próximas ações da campanha está a realização de um seminário em defesa dos planos de saúde de autogestão das empresas estatais. O evento tem data prevista para 28 de junho. Também está programada a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, com data a confirmar.

Todas as iniciativas programadas culminarão na primeira semana de julho, com a celebração do aniversário de 14 anos do Saúde Caixa. No dia 1º de julho de 2004, foi implementado o atual modelo de custeio do plano de saúde.

Usuários apoiam PDC 956/18

Está disponível no site da Câmara dos Deputados a enquete sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018), de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), com o objetivo de sustar a resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) que determina as alterações no Saúde Caixa. Para acessar a enquete e apoiar o PDC 956/2018, clique aqui.

Da Redação com informações da Fenae