Sindicato promove nesta terça (20) debate sobre economia solidária da população negra do DF e Entorno

Sindicato promove nesta terça (20) debate sobre economia solidária da população negra do DF e Entorno Destaque

Sindicato promove nesta terça (20) debate sobre economia solidária da população negra do DF e Entorno



O Sindicato vai promover um debate sobre Economia Solidária da População Negra no Distrito Federal, na terça-feira (20), a partir das 19h, em sua sede. O evento, que faz parte da semana do Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, é direcionado à comunidade negra e a ativistas da implantação das ações afirmativas.

O debate tem por objetivo tornar pública e efetiva a política do Afroempreendedorismo no DF e no Entorno pelo GDF via BRB (prevista na Lei 5.447 de 12/01/2015 e regulamentada pelo decreto 36.680 de 18/08/2015).

A mesa será composta pelo diretor do Sindicato e bancário do BRB Ronaldo Lustosa, que será o moderador do debate; pelo representante da Subsecretaria de Igualdade Racial, da Secretaria Adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sepir/DF), o subsecretário Victor Nunes Gonçalves; a afroempreendedora Maria das Graças Santos (Afro N’zinga); a especialista em Economia Solidária Karla Patrícia Messias; e o especialista em Controle Social Antônio Gomes Costa Neto.

Apresentação musical

Na abertura do debate, haverá uma apresentação musical com a cantora e instrumentista brasiliense Nãnan Matos, cuja produção artística é notadamente reconhecida por carregar a marca da diversidade.

PROGRAMAÇÃO

19h às 19h30 – Apresentação musical de Nãnan Matos

19h31 às 21h45 - Moderador - Apresentação da Lei 5.447/2017 e Decreto 36.680/2015

Representante da Sepir/DF, Victor Nunes

Afroempreendedora Maria das Graças Santos - relato de sua experiência com o Programa Afroempreendedor do GDF

Especialista em Economia Solidária Karla Patrícia Messias - Apresenta os conceitos sobre Economia Solidária

Especialista em Controle Social sobre o Estado - Antônio Gomes Costa Neto, que falará sobre o papel da sociedade no acompanhamento de políticas públicas

Debate com a participação do público, apresentação de propostas e encaminhamentos

21h45 - Encerramento

Memória ao “Massacre de Shaperville”

O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao Massacre de Shaperville, em 21 de março de 1960, e em homenagem à luta de cerca de 20 mil manifestantes que protestavam, nesta data, contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul.

Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade.

Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

Terça (20) tem 1ª Feira de Afroempreendedorismo e Economia Solidária do Sindicato


Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília