Sindicato entrega Termo de Compromisso e pauta específica à Poupex

Sindicato entrega Termo de Compromisso e pauta específica à Poupex Destaque

Sindicato entrega Termo de Compromisso e pauta específica à Poupex



Nesta segunda-feira, 4 de setembro, o Sindicato entregou ao diretor de Administração da Poupex, general Cláudio Rogério, o Termo de Compromisso definido na 19a Conferência Nacional dos Bancários, realizada no final de julho em São Paulo. O documento busca um acordo com os bancos para que as negociações coletivas e a relação com os sindicatos não sejam afetadas pela nova legislação trabalhista, sancionada no mês de julho e que entra em vigor em novembro próximo.

O Termo, com o qual o Sindicato espera que a Poupex concorde, busca proteger os trabalhadores das violências introduzidas na legislação trabalhista pela reforma recentemente aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ilegítimo governo Temer.

Entregue à Fenaban e a todos os bancos, no Termo constam cláusulas que protegem os trabalhadores das terríveis inovações que entrarão em vigor em novembro próximo. Ele prevê ainda um compromisso de que toda e qualquer negociação só ocorra com a interveniência do Sindicato, visto que uma das “novidades” da legislação que está por vir é a possibilidade das empresas negociarem certas questões diretamente com os empregados, colocando-os assim em uma situação de extrema vulnerabilidade.

Juntamente com o termo, o Sindicato entregou a pauta específica da Poupex, na qual constam reivindicações dos funcionários, em temas como saúde, segurança e emprego, também seguindo orientação da Campanha Nacional dos bancários de 2017. Importante ressaltar que as questões econômicas estão contratadas até 2018, e o reajuste será aplicado agora em setembro, e corresponde ao INPC de setembro do ano passado a agosto deste ano, acrescido de um aumento real de 1%. Tão logo o INPC seja divulgado pelo IBGE o Sindicato informará a todos os bancários.

“Assim como está ocorrendo nacionalmente, na mesa entre a Contraf e a Fenaban, com discussões se dando em mesas que abordam temas como segurança e saúde do bancário, queremos estabelecer com a Poupex discussões acerca destes temas, que caminhem no sentido de avançar no acordo dos bancários da Poupex”, afirma Raimundo Dantas, diretor do Sindicato.

“Além da pauta específica, queremos discutir com a empresa a adoção do Termo de Compromisso que preserve os trabalhadores e a própria empresa, pois as nefastas inovações presentes na legislação trabalhista trazem também insegurança jurídica para as empresas”, diz Eduardo Araújo, presidente do Sindicato.

O diretor de Administração da Poupex, Cláudio Rogério, disse que a empresa ainda irá se inteirar das novidades da legislação, mas que acredita que não haverá alteração na rotina de relação com o Sindicato na discussão dos interesses do trabalhadores bancários da Poupex.

Também participaram da reunião Eustáquio Ribeiro, diretor do Sindicato, o gerente executivo da Poupex, coronel Orlando Cardeal, e o gerente de Divisão, Leandro Soares, ambos da gerência de Pessoal da instituição financeira.

Da Redação