Sindicato entrega certificados aos primeiros concluintes do curso

LICENÇA PATERNIDADE

Sindicato entrega certificados aos primeiros concluintes do curso Destaque

Sindicato entrega certificados aos primeiros concluintes do curso



O Sindicato entregou, no dia 24 de outubro, em sua sede, os certificados aos nove primeiros concluintes do curso de Paternidade Responsável, documento necessário para que o bancário possa usufruir a licença-paternidade no período de 20 dias.

Após vitória da categoria bancária com ampliação da licença-paternidade para 20 dias (antes era de 5 dias), o Sindicato lançou o curso de Paternidade Responsável para orientar os pais e futuros pais sobre como se envolver em uma paternidade mais ativa e consciente, aumentando o vínculo pai e filho e com a parceira. Semipresencial, o curso conta com nove unidades e tem carga horária de 12 horas.

Durante o curso, eles têm a oportunidade de relatar anseios e angústias ao longo do processo de gestação, parto, pós-parto e cuidados no desenvolvimento da criança. Os conteúdos abordados envolvem o papel do homem na sociedade contemporânea, aspectos psicológicos e legais da paternidade e educação para igualdade, além de questões práticas.

“Os bancários participantes do curso, principalmente os pais de primeira viagem, receberam dicas fundamentais para aproveitarem a licença-paternidade e fortalecer o vínculo com os filhos, nesta fase tão importante da vida do bebê”, destaca a secretária de Formação do Sindicato, Teresa Cristina. E acrescenta: “Também recebemos sugestões de aprimoramento do curso, que já estão sendo implementadas”.

Regras

Para ter à ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias, direito previsto na cláusula 26 da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.

Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. A regra também vale para os casos de adoção.

Curso


O curso, gratuito e disponível para todos os bancários sindicalizados, é feito em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato. E ao final é entregue o certificado de conclusão, que possibilita ao bancário ficar mais 15 dias com seu bebê.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília