Saúde BRB mantém equilíbrio financeiro

Saúde BRB mantém equilíbrio financeiro Destaque

Saúde BRB mantém equilíbrio financeiro

Enquanto os bancários participantes de outros planos de saúde de autogestão lidam com problemas de sustentação em seus planos (a exemplo da Cassi), a situação econômico-financeira do Plano A-1, dos empregados do BRB, segue estável, embora todo cuidado deva ser tomado para garantir esta estabilidade. Por iniciativa inclusive do Conselho Deliberativo da Saúde BRB, do qual o Sindicato dos Bancários faz parte, foi constituído um grupo de trabalho (GT) destinado a estudar e propor medidas para a manutenção da sustentabilidade da Saúde BRB no longo prazo. 

Visando a dar maiores informações aos bancários do BRB, participantes da Saúde BRB, o Sindicato dos Bancários conversou com a Diretora Superintendente da Saúde BRB, Célia Denise Amaral, sobre assuntos relacionados ao plano. Confira. 

Equilíbrio financeiro

“É preciso manter um controle rígido sobre as despesas assistenciais para preservar o seu equilíbrio financeiro”, alerta Célia Denise.

A gestora esclarece que estudos atuariais apontam a necessidade de manter-se esse controle com as despesas devido à desproporcionalidade entre o crescimento das receitas e das despesas assistenciais, que sofrem o impacto do custo saúde, que varia muito acima da inflação medida pelo IPCA, devido principalmente à atualização bienal do rol de procedimentos de cobertura obrigatória editado pela Agência Reguladora da Saúde Suplementar (ANS), e também pela incorporação habitual de novas tecnologias aos serviços de saúde.

“Deve-se ter em conta também, a importância do repasse mensal da Associação dos Empregados do BRB (AEBRB), de 25% das despesas assistenciais, que é fundamental para se manter o equilíbrio financeiro do plano, considerado o maior benefício dos funcionários do BRB”, acrescenta a diretora. 

Assistência integrada e contínua

A Clínica da Saúde, inaugurada em maio de 2014, tem foco na Atenção Primária à Saúde, que consiste na assistência de forma integrada e contínua. O objetivo é atuar desde a prevenção de riscos e a promoção à saúde, quando os beneficiários ainda estiverem saudáveis, até o momento em que necessitem de reabilitação contínua.

“A equipe do cuidado é interdisciplinar, e a porta de entrada é o médico de família, que conta com o apoio de diversos profissionais de saúde: médicos (clínico geral, endocrinologista, psiquiatra, cardiologista, geriatra, urologista, ginecologista e ortopedista), além de psicólogo, enfermeiro, nutricionista, assistente social e técnico de enfermagem. Juntos com o médico de família, os especialistas irão buscar as melhores soluções para a prevenção das doenças e o sucesso no tratamento”, destaca Célia Denise.

E complementa: “A atuação na prevenção de riscos, além de estimular o autocuidado, proporciona melhor qualidade de vida para os empregados do Grupo BRB e seus dependentes e favorece a sustentabilidade da operadora, na medida em que atua na redução da morbidade”. 

Participação de dirigentes sindicais nos órgãos colegiados

Dirigentes atuais e antigos do Sindicato dos Bancários de Brasília tiveram e têm papel importante no dia a dia da Saúde BRB. O Sindicato tem representantes nos conselhos deliberativo, fiscal e de beneficiários da Saúde BRB. Outras instituições, como a AFABRB, AEBRB e Regius também compõem estes conselhos, responsáveis pela definição das políticas gerais do plano e ainda da fiscalização da aplicação dos recursos. A criação da Clínica Saúde BRB, inaugurada em maio de 2014, foi uma iniciativa que partiu de uma ideia do ex-superintendente da Saúde BRB Vanderley Barbosa (ex-diretor do Sindicato e atualmente aposentado), que levou a ideia ao então presidente do BRB Clube (atual AEBRB), Romes Ribeiro, que abraçou a ideia e cedeu salas de propriedade da Associação no Edifício Athenas para a instalação da Clínica. Importante salientar também que, à época, a Associação tinha em seu Conselho Deliberativo diretores do Sindicato.

A construção da Clínica foi então iniciada pela Saúde BRB na gestão de Vanderley Barbosa, e concluída na gestão do também ex-diretor Superintendente Lincoln Rodrigues, o qual também é ex-diretor do Sindicato. Isto evidencia como o papel de dirigentes sindicais é importante na gestão e consolidação de importantes espaços e benefícios dos empregados do BRB. “Esta clínica vem se somar aos esforços destes trabalhadores na busca de um instrumento que privilegie a prevenção e promoção da saúde, ao contrário da visão equivocada do sistema que investe pesadamente no tratamento da doença quando instalada”, avalia o diretor do Sindicato Daniel de Oliveira, também bancário do BRB.

Cabe ressaltar também que foi graças ao empenho do ex-Superintendente Vanderley Barbosa que o Sindicato dos Bancários foi atendido em sua reivindicação de ter representantes tanto no Conselho Deliberativo quanto no Conselho Fiscal da Saúde BRB.

Para a superintendente da Saúde BRB, Célia Denise, a participação de representantes das diversas partes interessadas nos órgãos colegiados – Conselhos Deliberativo e Fiscal e Comitê de Beneficiários (este foi criado na gestão de Célia) - é fundamental para que se promova a discussão e se busquem as melhores soluções, a partir da contribuição de todos com base na experiência, no conhecimento e nos esforços de cada um dos participantes dos órgãos diretivos. “O propósito comum é a gestão eficaz e eficiente dos recursos investidos pelas Associadas Patrocinadoras e pelos empregados para a saúde destes” aponta a gestora.

Célia Denise pondera que o beneficiário tem papel relevante na gestão dos recursos da saúde, à medida que utiliza de modo racional os serviços disponibilizados pela Saúde BRB; que utiliza os meios de comunicação disponibilizados pela operadora para reclamações, denúncias ou sugestões; que participa dos diversos programas de promoção à saúde disponibilizados pela clínica. Também, enfatiza Célia Denise, “é fundamental comparecer às consultas agendadas na unidade de saúde, no horário, ou avisar com antecedência quando precisar faltar, e ainda conferir os demonstrativos de utilização do plano, auxiliando assim a Saúde BRB a zelar pela utilização racional dos recursos dos participantes”.


Clínica Saúde BRB é um benefício seu

As consultas oferecidas na Clínica Saúde BRB são gratuitas aos empregados e beneficiários da ativa do plano de saúde. Há atendimento em psiquiatria, psicologia, geriatria, ginecologia, urologia, cardiologia, clínica geral e nutrição, bem como em medicina da família e assistência social. Basta agendar por telefone ou direto na recepção. De 2ª a 6ª, das 7h30 às 21h, no SGAS 902, Edifício Athenas, Entrada A, Sala 215. Fone (61) 3029-6363.

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília