“Romeu e Julieta”, em nova versão, é atração no Teatro no dia 29

“Romeu e Julieta”, em nova versão, é atração no Teatro no dia 29 Destaque

“Romeu e Julieta”, em nova versão, é atração no Teatro no dia 29


A peça “Romeu e Julieta no Rio de Janeiro”, em nova versão adaptada do clássico texto de William Shakespeare, é atração no Teatro dos Bancários, no dia 29 deste mês (véspera de feriado), às 21h. A direção, produção e adaptação é de Fernando Fernandes.

Bancários sindicalizados têm direito a um par de ingressos, que devem ser retirados na bilheteria do Teatro dos Bancários até o dia 26 (segunda-feira) deste mês.

“Nesta produção, estamos ambientando o clássico para a atualidade na cidade do Rio de Janeiro, num dos morros e favelas, onde os crimes passionais ficam obscuros e invisíveis, diante das autoridades e da sociedade”, esclarece Fernando Fernandes.

O diretor acrescenta que, com adaptação livre, o espetáculo mantém a essência da obra, nos contornos temáticos, no recorte das personagens principais, no travejamento das linhas de ação e no desfecho fatal que um destino cego impõe a quem se enreda nas malhas da história.

Tragédia amorosa

A tragédia, escrita entre 1591 e 1595, no início da carreira literária do escritor inglês, relata a história de dois adolescentes apaixonados, cuja morte acaba unindo suas famílias, antes em pé de guerra.

Toda a trama começa na noite de Carnaval, quando os personagens, ao irem para o desfile, se encontram e iniciam a mais linda história de amor. A peça narra, em cenas marcantes, o amor proibido entre Romeu, pertencente à família Montecchio, e Julieta, da família Capuleto. O amor entre eles não poderia ser concretizado devido à rivalidade entre os familiares que, nesse caso, são moradores da mesma favela.

Com um final surpreendente, “Romeu e Julieta no Rio de Janeiro” promete ser uma das principais montagens de Shakespeare em Brasília e região.

Trilha sonora

Nesta montagem contemporânea, a trilha sonora inclui Nando Reis, Projota e Gilberto Gil, com músicas jovens e atuais.

No elenco estão Carlos Campos (Romeu), Sarah Pimenta (Julieta), Genivaldo Sampaio, Walter Sarça, Jean Lima, Elis Maria, Lívia Lima, Joaquim Rodrigues, Flávio Mendes, Lucas Honorato, Christian Jezini, Marcos Legacy, Henrique Silva Costa, Jassy Von Shefler e Bruna Cordeiro.

Projeto Teatro para Educação

Fernando Fernando observa que, “neste projeto, verifica-se como a literatura teatralizada (sobretudo os clássicos adaptados) podem se tornar instrumento de incentivo de leitura para alunos do Ensino Fundamental e Médio, pois também é uma alternativa para o leitor jovem”.

O produtor informa que o projeto foi premiado e nesta edição serão atendidos alunos de 12 a 18 anos. As sessões especiais nas escolas serão nos dias 28 e 29 deste mês, das 10h às 15h. As inscrições encontram-se abertas para as escolas interessadas.

Trajetória de sucesso

Em sua trajetória, Fernando Fernandes tem uma bagagem de experiência de mais de 40 espetáculos. Ator, diretor, escritor e dramaturgo, ele produziu grandes nomes do teatro nacional, publicou um livro, participou de dois filmes no cinema e recebeu diversos prêmios em festivais nacionais.

Os mais recentes trabalhos de Fernando no teatro foram “O Palhaço”, de Selton Mello; “A viagem de Chicó em noite de São João”, de Ariano Suassuna; “O Milagre do Santo Novo”, de Graça Veloso; “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo; e “Tropicália”, onde atua e assina a direção.

SERVIÇO

Local: Teatro dos Bancários (314/315 Sul – Bloco A)
Dia: 29 de março (quinta-feira), às 21h
Ingressos: entrada franca para bancários sindicalizados
Informações: (61) 3262-9090 (Sindicato)
(61) 3615-2935 / 9 8427-8283 (produção do espetáculo)

Da Redação