Para preparar a Campanha Nacional 2018, começa terça (15) a 11ª Conferência da Fetec-CUT/CN

Para preparar a Campanha Nacional 2018, começa terça (15) a 11ª Conferência da Fetec-CUT/CN Destaque

Para preparar a Campanha Nacional 2018, começa terça (15) a 11ª Conferência da Fetec-CUT/CN

Encontro, que será realizado em Brasília, vai debater os problemas da categoria e definir as propostas dos bancários da região Centro Norte para a Conferência Nacional, em junho

A 11ª Conferência Regional da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) será realizada em Brasília nesta terça e quarta-feira, 15 e 16 de maio, em preparação da Campanha Nacional de 2018. O encontro discutirá a situação dos bancários e a conjuntura econômica, social e política do país e aprovará as propostas da categoria na região Centro Norte para a 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que vai de 8 a 10 de junho em São Paulo, quando os bancários aprovarão a pauta final de reivindicações da campanha deste ano.

Durante a conferência, que será realizada no auditório do Hotel Nacional, a Fetec-CUT/CN também fará assembleias ordinária e extraordinária para, entre outros assuntos, apreciar o balanço financeiro de 2017.

Será a primeira campanha nacional dos bancários após o acordo de dois anos de 2016/2018 e depois da aprovação da nova legislação sobre terceirizações e da reforma trabalhista, que retira direitos dos trabalhadores.

“Dentre outros riscos, as reformas neoliberais impostas pelo mercado ao governo ilegítimo de Temer ameaçam a nossa Convenção Coletiva de Trabalho, que é a maior conquista da categoria bancária e serve de exemplo para toda a classe trabalhadora. Temos o desafio imenso de construir uma grande mobilização para resistir aos ataques patronais e avançar na conquista de novos direitos em relação a emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho, igualdade de oportunidades e segurança”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

“A campanha deste ano também ocorre às vésperas da eleição para presidente, governadores, para o Congresso Nacional e para as assembleias legislativas. O golpe de 2016 e a imposição de políticas antissociais mostram quão importante é para os trabalhadores elegerem representantes que vão defender nossos interesses e a democracia. Por isso a eleição será um tema importante da nossa campanha”, acrescenta Cleiton.

A programação da Conferência Regional da Federação Centro Norte é a seguinte:

Dia 15/5 – Terça-feira

8h00 às 12h30 - credenciamento

9h00 – Abertura.  

9h30 – Conjuntura Desafios 2018, com participação do ex-ministro do Trabalho e da Previdência e ex-deputado federal Ricardo Berzoini e do presidente do Sindicato de Brasília, Eduardo Araújo:

  • Eleições 2018
  • Combate às reformas: Trabalhista e Previdenciária
  • Campanha Nacional dos Bancários e Financiários

 11h00 – Debate

12h30 – Almoço

13h30 – Futuro do Trabalho/Emprego bancário frente aos avanços tecnológicos. Palestrante: Pedro Tupinambá, economista do Dieese.   

 14h30 – Debate

15h00 – O Brasil que queremos. As reformas que necessitamos. Palestrantes: Dr. Antonio Fernando Megale Lopes (LBS Advogados), José Luiz Frare (assessor de comunicação da Fetec-CUT/CN) e Wadson Boaventura, secretário de Saúde Fetec-CUT/CN. 

  • Reforma Trabalhista
  • Democratização dos meios de comunicação
  • Saúde do trabalhador

 16h30 – Debate

17h00 – Discussões sobre os bancos públicos e privados

18h00 – Encerramento

Dia 16/05 – Quarta-feira

9h00 – Projeto Organizativo, com participação da presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira.

  • O Sistema Financeiro que queremos
  • O Ramo Financeiro
  • O Macrossetor
  • Os impactos na CCT com a Reforma Trabalhista

 10h00 – Debate

11h00 – Apresentação e aprovação das propostas

 

Fetec-CUT/CN