Proposta do BRB sobre os gerentes de Negócios será discutida nesta quinta

DOCUMENTO É FRUTO DE ATUAÇÃO DO SINDICATO

Proposta do BRB sobre os gerentes de Negócios será discutida nesta quinta

Proposta do BRB sobre os gerentes de Negócios será discutida nesta quinta



Desde que oficialmente o BRB apresentou a intenção de atrelar o nível gerencial ao porte da agência, a diretoria do banco foi informada pelo Sindicato que isso constituía um erro grosseiro do ponto de vista de gestão de pessoal e com repercussões jurídicas.

À revelia do PCCR, plano de cargos do banco que prevê um escalonamento de níveis gerenciais e de condições de acesso, o BRB optou por ignorar a boa técnica e rebaixar os gerentes das agências que caíam de padrão, como se eles tivessem de assumir o risco negocial da empresa.

Em função disso, e após buscar resolver a situação com o banco, sem que a empresa atendesse o pleito dos gerentes de Negócios (GNs), o Sindicato entrou com ação judicial ainda em maio de 2017 visando solucionar o problema.

Dentro das mudanças prejudiciais aos funcionários, houve também o caso dos gerentes Sênior das agências, que foram reenquadrados como Plenos, passando a auferir, ao lado da comissão do cargo, a rubrica GCE (Gratificação em Caráter Excepcional), para preservar o patamar remuneratório, mas essa gratificação foi suprimida quando da queda de porte da agência.

Acontece que, em decorrência da ação impetrada pelo Sindicato na justiça, o banco se viu na situação de ter que apresentar uma proposta com relação aos gerentes que recebiam a GCE. Por isso o Sindicato e seu corpo jurídico falaram com o banco para tratar do caso.

O diretores do Sindicato informaram ao BRB que, apesar de a proposta contemplar parte do pedido da ação, o saldo devedor para com os funcionários é muito maior, por isso a entidade não transigirá dos outros pedidos constantes do processo, o que inclui o restabelecimento da remuneração e a decretação da ilegalidade dos rebaixamentos.

Para Ronaldo Lustosa, diretor do Sindicato, a proposta é oriunda da atuação do Sindicato junto com os gerentes, que tiraram encaminhamentos e decidiram ajuizar a questão, fazendo com que houvesse alguma proposta por parte do banco.

Reunião no Sindicato na quinta (29)

O Sindicato fará nesta quinta-feira (29), às 19h, em sua sede, reunião com os GNs para avaliarem a proposta. “Seria interessante o banco atender o pleito dos GNs em sua totalidade e reverter essa decisão, que trouxe perda salarial e prejuízos no encarreiramento”, sugere o secretário-geral do Sindicato, Cristiano Severo.

Da Redação