Financiários se preparam para retomar negociações

Financiários se preparam para retomar negociações Destaque

Financiários se preparam para retomar negociações



Depois que os bancários e bancárias renovaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada com a Fenaban na última sexta-feira, 31 de agosto, os financiários retomam o processo de negociação com a Fenacrefi, representante das financeiras. A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) deve convocar nova rodada para a próxima semana.

Os financiários cobram o mesmo reajuste de 5% conquistado pelos bancários, com reposição total da inflação (INPC) mais 1% de aumento real para salários e demais verbas. Vale destacar que já está garantido o pagamento do INPC. Nas próximas rodadas, a luta é para garantir um percentual maior que valorize todas as verbas salariais.

A CCT dos financiários 2018 ainda passa por processo negocial porque os trabalhadores dependem da luta e das conquistas dos bancários, categoria que norteia a renovação das cláusulas da convenção. Apesar do Acordo Coletivo de Trabalho dos financiários ter vencido em junho deste ano, os representantes dos trabalhadores firmaram em mesa que a ‘reforma’ trabalhista não será aplicada e que as conquistas estão garantidas até a renovação.

Confira tabela com o histórico de reajustes e datas de vigências das CCTs:

“Vamos praticar a solidariedade de classe e, de fato, promover a organização dos trabalhadores do ramo financeiro. Desta forma, manteremos nossos direitos e juntos será possível avançar nas conquistas, sem retrocessos”, destaca a diretora da Federação dos Bancários do Centro Norte e empregada da Cooperforte, Talita Régia.

Sindicalize-se e fortaleça a categoria

Se você ainda não é sindicalizado, aproveite para se associar. Além de fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e de vida, você ainda pode contar com uma série de serviços oferecidos pelo Sindicato, como assessoria jurídica e atendimento psicológico, sem contar os descontos para lá de especiais em estabelecimentos conveniados.

Da Redação