Em sessão solene nesta segunda (12), Câmara homenageia 157 anos da Caixa

Em sessão solene nesta segunda (12), Câmara homenageia 157 anos da Caixa

Em sessão solene nesta segunda (12), Câmara homenageia 157 anos da Caixa



A Câmara Federal realiza sessão solene nesta segunda-feira (12) em homenagem aos 157 anos da Caixa Econômica Federal, completados no dia 12 de janeiro. A iniciativa, proposta pela deputada federal Erika Kokay (PT/DF), empregada do banco por 35 anos, terá início às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães.

“Nestes 157 anos de história, a Caixa foi protagonista de diversas transformações que mudaram radicalmente a realidade brasileira, a exemplo do processo de urbanização e industrialização do país. Como resultado de uma atuação estratégica, a Caixa veio a consolidar-se como banco público de grande porte, sólido e moderno com destacada atuação na área de responsabilidade social, presente em todas as regiões do Brasil”, justifica a parlamentar.

A homenagem se constitui como uma iniciativa fundamental num momento em que os bancos públicos estão na mira privatista do governo ilegítimo de Temer.

Papel social

A Caixa nasceu em 1861 para ser o “o cofre seguro das classes menos favorecidas” e isso definiu seu papel até os dias de hoje. Já nos primórdios da República ajudou a incorporar ao sistema bancário os novos cidadãos de uma sociedade cada vez mais assalariada e urbana.

A instituição possui importante papel no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Foi uma das primeiras empresas a contratar mulheres, além de ter contribuído para a alforria de nascidos escravos após a Lei do Ventre Livre e, posteriormente, após a Lei Áurea.

Da Redação