Bancário do BRB faz campanha para custear tratamento de alto custo

Bancário do BRB faz campanha para custear tratamento de alto custo Destaque

Bancário do BRB faz campanha para custear tratamento de alto custo

“A vida é uma constante superação e ela possui um valor inigualável”. Este é o mote do livro Estrada da Vida, de autoria de Santana Pires, que está fazendo uma campanha para arrecadar recursos para custear as despesas de um tratamento de alto custo com células-tronco, cerca de R$ 130 mil, a ser realizado em Bangkok, na Tailândia, para o seu filho, o bancário do BRB Hamilson Leão Freitas.
 
Em 2013, um ano após ter ingressado no BRB, Hamilson, 29 anos, começou a sentir os primeiros sintomas da doença neurodegenerativa de nome complicado - Ataxia espinocerebelar tipo III - doença de Machado-Joseph, que, aos poucos, vai limitando a coordenação motora.
 
Ao sentir alterações constantes de equilíbrio para caminhar, o bancário procurou ajuda médica e foi diagnosticado com esta doença, que também compromete os movimentos dos braços, que passam a ter dificuldade para segurar objetos, além de afetar a fala. Hoje, ele precisa de um andador ou de cadeira de rodas para se locomover e depende da mãe e da esposa para levá-lo e buscá-lo no trabalho. “Meu pai e tios paternos também passaram por este mesmo drama”, conta o bancário.
 
Embora tenha direito à aposentadoria por invalidez, Hamilson optou por continuar exercendo suas atividades de escriturário no banco onde, segundo ele, encontra grande apoio dos colegas. “Acho importante seguir adiante e manter a mente ocupada”, avalia o bancário.
 
Morador do Setor Habitacional Mangueiral, em São Sebastião, Hamilson é formado em engenharia mecatrônica e é casado com Adriana e pai de Samuel, 4 anos, a quem ele se refere como “minhas fontes inesgotáveis de força e inspiração, juntamente com minha mãe”.
 
Solidariedade
 
Em solidariedade a esse guerreiro, o Sindicato convoca os bancários a se unirem na luta de Hamilson, adquirindo o livro Estrada da Vida, pelo valor de R$ 50, por meio do email santana.escritora@gmail.com ou pelo fone (61) 98362-4193. Também podem ser feitas doações nas contas:

Banco do Brasil
Agência: 1886-4
C.C.2614-X
CPF: 021.071.201-53
Santana P de C Freitas

CEF
AG: 0002
Operação: 013
Conta: 25893-0
CPF:021.282.931-97
Hamilson Leão P de C Freitas

BRB
Ag 0027
Conta poupança: 027.037677-1
Hamilson Leão P de C Freitas
 
Fé e provisão divina
 
Estrada da Vida aborda assuntos como humildade, coração, equilíbrio, vida simples, fidelidade, esperança e gratidão. “Não se trata de uma obra de autoajuda, mas de vivência e fé”, esclarece Santana.
 
Enquanto escrevia o livro, a mãe de Hamilson acompanhava com resignação a progressão da doença do filho porque, ao mesmo tempo, via a sua força, otimismo e superação, sem qualquer sinal de fragilidade e comodismo. Para ela, isso era a clara comprovação da provisão divina, uma das principais inspirações da sua publicação.

Sintomas da doença
 
O principal sintoma da doença de Machado-Joseph é a alteração de equilíbrio e coordenação motora. O quadro é leve no início e se agrava com o passar do tempo, por conta do caráter degenerativo progressivo da doença. Com a evolução da ataxia, podem ser percebidos sintomas como alterações na fala, dificuldades para engolir, visão dupla e parkinsonismo, que são outros sintomas semelhantes aos do Mal de Parkinson.

Causas
 
Essa ataxia ocorre por conta da expansão do trinucleotídeo cag, presente no cérebro. Essa expansão faz com que a produção de uma proteína chamada ataxina 3 seja afetada, provocando um processo degenerativo no sistema nervoso. A doença pode atrofiar cerebelo, tronco cerebral, medula, nervos periféricos e núcleo da base cerebral.
 
Mais informações: www.vakinha.com.br https://drive.google.com/file/d/0B2qP_rExZexvUGhqTjNMb2pmRjA/view e https://www.facebook.com/ajudeohamilson
 
*Atualizada em 06 de dezembro às 13h
 
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília